SALTOpower

Projeto

Conceito do Projeto

O uso do Armazenamento de Energia Térmica (TES) em combinação com a conversão térmica da irradiação solar – Energia Solar Concentrada (CSP) – tem sido há muito tempo considerado uma solução tecnológica importante para a produção de eletricidade despachável. Enquanto os sistemas baseados em óleo térmico estabeleceram o padrão na primeira geração de Centrais de CSP comerciais, o uso de Sais Fundidos como meio de transferência de calor e armazenamento tem reunido esforços de pesquisa e é considerado pela indústria como o padrão precedente para novas centrais comerciais.

A pesquisa em Sais Fundidos (MS) foi implementada ao longo da última década na Alemanha e na Itália, juntamente com a construção de Infraestrutura de Investigação dedicada (RI) que possibilita o estudo e teste experimental de materiais, componentes ou procedimentos de Operação e Manutenção (O&M) adequados a essa abordagem tecnológica inovadora. Com a recente entrada em operação de um sistema solar de Sais Fundidos totalmente funcional, que emula uma Central comercial de CSP com Sais Fundidos em Évora, Portugal juntou-se a esse esforço de pesquisa com uma nova e destacada Infraestrutura de Investigação nesse campo.

Reunindo a experiência única de dois parceiros líderes no desenvolvimento e operação da mais importante Infraestrutura de Investigação (RI) de Sais Fundidos a nível europeu, juntamente com a nova capacidade de RI disponível em Portugal (país “Widening”), a presente proposta visa potenciar a excelência científica e a capacidade de inovação do Consórcio na exploração anteriormente mencionada desta destacada RI. O projecto SALTOpower tem um forte enfoque na formação de investigadores, indo além das capacidades puramente científicas e fortalecendo as suas competências na gestão de projetos e de ciência e na administração de uma Infraestrutura de investigação.

Através de uma cooperação reforçada devidamente enquadrada numa estratégia de investigação comum que visa o desenvolvimento das tecnologias de MS, o SALTOpower pretende criar a instalação europeia de referência para o desenvolvimento e ensaio de tecnologias baseadas em sal fundido para soluções de armazenamento de energia e produção de energia despachável, para a integração de diferentes fontes de energia renováveis e redes de eletricidade e gás.

Objetivos-Chave

Envolvendo dois parceiros líderes de topo em torno de uma estratégia científica para intensificar e estimular a excelência científica e a capacidade de inovação na utilização de tecnologias de sais fundidos como uma solução-chave para a transição para as energias limpas, o SALTOpower visa uma melhor ligação em rede com o parceiro coordenador de alargamento, aumentando o seu perfil de investigação através da exploração do seu pessoal e das sinergias infra-estruturais no estabelecimento da Facilidade Europeia de Referência em Investigação de Sais Fundidos para aplicações energéticas.

  1. Elevar o perfil de pesquisa da UEvora por meio de pesquisas de ponta com os principais centros de pesquisa da União Europeia.
  2. Elevar as competências de investigação, técnicas e administrativas da equipa da UEvora.
  3. Orientar o Desenvolvimento de Carreira e a atratividade de Jovens Investigadores para a UEvora;
  4. Reforçar a rede de contactos da UEvora em fóruns científicos e industriais;
  5. Assegurar a valorização e impacto da investigação da UEvora.

Estrutura das Atividades

Objetivos

  1. Garantir uma gestão eficiente administrativa/financeira, de qualidade e de risco do projeto e desenvolver um quadro de gestão de projeto adequado e ferramentas que integrem componentes já existentes no parceiro em desenvolvimento com a experiência em gestão dos parceiros TOP.

  2. Desenvolver um quadro de cooperação concreto que promova as atividades subsequentes.

  3. Monitorar eficientemente o avanço da investigação e o desenvolvimento técnico-administrativo da equipa do parceiro em processo de desenvolvimento.

  4. Monitorar e aprimorar medidas e aspetos de Igualdade de Género.

Objetivos

  1. Desenvolver uma visão “para além do estado-da-arte” sobre o uso de tecnologias de Sais Fundidos como fonte de energia para processos de produção de gás renovável.

  2. Desenvolver uma visão “para além do estado-da-arte” sobre o uso de tecnologias de Sais Fundidos no desenvolvimento de soluções flexíveis e de alta capacidade para armazenamento de energia autónomo e integração entre redes.

  3. Atualizar a Infraestrutura de Investigação em processo de desenvolvimento, possibilitando a sua utilização subsequente em pesquisas de produção de gás renovável impulsionadas por Sais Fundidos, bem como o acesso remoto a estas para atividades de R&D partilhadas com os parceiros de consórcio e industriais.

Objetivos

  1. Potenciar as capacidades científicas dos novos investigadores do parceiro em processo de desenvolvimento, para criar uma equipa de investigação especializada.

  2. Envolver dois ou mais candidatos a Jovens Investigadores no desenvolvimento de teses de doutoramento em tópicos de investigação.

  3. Orientar o perfil do Widening SALTOpower Jovem Investigador para se tornar um investigador líder responsável pela equipa de investigação em processo de Widening até ao final do projeto.

  4. Aumentar a atratividade das carreiras de investigação na instituição em processo de Widening, proporcionando acesso privilegiado à investigação de vanguarda e Infraestruturas de Investigação, juntamente com serviços de qualidade de vida fora do trabalho, disponíveis na região do parceiro em processo de desenvolvimento.

Objetivos

  1. Aprimorar o desenvolvimento de um alinhamento de políticas comuns na implementação de tecnologias de Sais Fundidos para diversos processos em diferentes níveis políticos e geográficos.

  2. Aprimorar o desenvolvimento de um alinhamento científico europeu comum nas tecnologias mencionadas, utilizando estruturas de grupos de trabalho já existentes e/ou a criação de novos.

  3. Disseminar ativamente os resultados transversais do SALTOpower entre os parceiros industriais.

  4. Criar o ambiente adequado para o desenvolvimento de futuras propostas de projetos comuns para diversas oportunidades de financiamento dentro dos temas abordados pelo SALTOpower.

Objetivos

  1. Maximizar os impactos da Instituição em Processo de Desenvolvimento, implementando o Modelo 4-Helix, implementando o Modelo Hélice-Quádrupla.

  2. Desenvolver, manter e executar um Plano de Disseminação, Exploração e Comunicação (DEC) que maximize os resultados, efeitos e impactos do projeto.

Milestones

SALTOpower Milestones

Consórcio

Universidade de Évora (UEvora)

Fundada no século XVI, a Universidade de Évora é a pedra angular da instituição de ensino superior na região do Alentejo. Assumindo a responsabilidade sobre o WP1 Coordenação e o WP5 Impacto Significativo,, como meio de assegurar o fortalecimento do seu perfil de desenvolvimento ao nível da investigação e técnico-administrativo, envolvendo as suas competências coordenadas em Investigação, Administração, Inovação e Comunicação, tanto na gestão e coordenação do projeto (WP1) quanto nas atividades de Disseminação, Exploração e Comunicação (WP5).

DLR building

Centro Aeroespacial Alemão (DLR)

O Centro Aeroespacial Alemão, é o centro nacional de investigação da Alemanha para aeronáutica, espaço, transporte e energia. Assumindo a responsabilidade sobre o WP3 Desenvolvimento de Carreiras, trazendo assim a experiência e antecedentes na capacitação para a coordenação de atividades de formação, tutoria e orientação (com base em experiências anteriores, como SFERA-I, SFERA-II e SFERA-III, STAGE-STE ou iniciativas SolarPACES), fundamentadas na sua notável experiência em Infraestrutura de Investigação (RI) e Pesquisa e Desenvolvimento (R&D) no campo científico do SALTOpower.

ENEA building

Agência Nacional para Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Económico Sustentável (ENEA)

A Agência Nacional para Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Económico Sustentável, fundada na década de 1960, é um organismo público voltado para a investigação, transferência de tecnologia e apoio técnico-científico, subordinado ao Ministério do Desenvolvimento Económico. Assumindo a responsabilidade sobre o WP2 Excelência em R&D e WP4 Estratégia Coordenada, trazendo assim o WP4 Estratégia Coordenada contínuo no desenvolvimento do tópico P2Gas, planeado como uma rota importante para a atualização da Infraestrutura de Investigação (RI) em Processo de Desenvolvimento, bem como a sua longa missão e experiência no envolvimento com atores Políticos, Científicos e Industriais, tanto a nível nacional como europeu, no desenvolvimento de estratégias de investigação e transferência de “know-how”.

WP Líderes do Projeto

Pedro Horta – Coordenador do Projeto – WP1 e WP5

O Dr. Pedro Horta, Diretor da Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora e Coordenador do INIESC – Infraestrutura Nacional de Investigação para a Concentração de Energia Solar, tem uma carreira de investigação de mais de 20 anos em tecnologias e aplicações de energia solar. Como Coordenador do INIESC – Infraestrutura Nacional de Investigação em Concentração de Energia Solar, tem como objetivo o desenvolvimento estratégico destas atividades de investigação em linha com o desenvolvimento deste centro de investigação. Integrado na Infraestrutura ERIC EU-SOLARIS (ESFRI), o seu desenvolvimento visa a demonstração de um sistema de energia de Transição Energética impulsionado pela energia solar, capaz de produzir e armazenar diferentes vetores energéticos: eletricidade, calor, hidrogénio ou combustíveis renováveis e água – proporcionando a sua interconversão e despacho a pedido. Com o objetivo de potenciar as condições para o desenvolvimento de condições de investigação de excelência na CER-UÉ e nas Infra-estruturas do INIESC, Pedro Horta é o Coordenador de dois projetos de geminação do Horizonte Europa, assegurando uma cooperação de alto nível com o DLR (Alemanha) e a ENEA (Itália) no domínio das aplicações solares com sais fundidos (SALTOpower) e com o CIEMAT (Espanha), ITCanarias (Espanha) e UNIPAlermo (Itália) no domínio da dessalinização solar e tratamento de água (Sol2H2O).

Marco D’Auria – WP2 e WP4

O Dr. Marco D’Auria é engenheiro mecânico e obteve o seu doutoramento em Engenharia de Materiais e Estruturas na Universidade de Nápoles “Federico II”. É investigador permanente na ENEA desde 2019 na Divisão de Solar Térmico, Termodinâmica e Redes Inteligentes. As suas atividades atuais dizem respeito à modelação e simulação de componentes e sistemas CSP, ao desenvolvimento de modelos de desempenho CSP e à análise técnico-económica de estudos de caso SHIP (Solar heat for industrial process).

Eckhard Lüpfert – WP3

O Dr. Eckhard Lüpfert é diretor do departamento de Tecnologias Solares de Concentração do Centro Aeroespacial Alemão DLR, Instituto de Investigação Solar. As atividades das suas equipas incluem projetos científicos e comerciais no domínio das tecnologias solares de concentração em todo o mundo. Está no DLR desde 1992 e tem mais de três décadas de experiência no domínio das calhas parabólicas solares, dos sistemas de torres solares, dos seus componentes, de quaisquer outras tecnologias CSP e da química solar. Tem desempenhado um papel de liderança em vários projetos financiados pela UE e em numerosos outros projetos, e como cofundador de empresas spinoff no setor. De 1997 a 2005, foi membro da delegação permanente do DLR na Plataforma Solar de Almeria da CIEMAT, em Espanha. Eckhard é Presidente do Comité Técnico TC117 da IEC, que prepara normas para centrais de energia solar térmica. É licenciado em Engenharia Mecânica (Tecnologia da Energia) e tem um doutoramento em Engenharia pela Universidade Técnica de Aachen (RWTH), Alemanha.

Membros da Equipa

Anna Chiara Tizzoni

Christian Odenthal

Diogo Canavarro

Francesco Rovense

João Marchã

Luca Turchetti

Michela Lanchi

Michael Wittman

Mirko Meyer-Grünefeldt

Paula Martins

Radia AIT EL CADI

Simona de Iullis

Thomas Bauer

Tiago Eusébio

Valeria Russo

Walter Gaggioli