22/04/2025
O Simpósio “Energy Transition” (ETSymp) teve início oficial, com o objetivo de explorar o papel das tecnologias de sais fundidos no cumprimento das metas definidas no Plano Nacional de Energia e Clima. A iniciativa, promovida pelo consórcio do projeto SALTOpower, pretende também avaliar o desenvolvimento industrial e o potencial de exportação decorrente da aplicação de capacidades industriais existentes ou emergentes a estas soluções inovadoras.
A primeira fase do simpósio está a decorrer online, com cada parceiro do projeto a organizar sessões nacionais em Portugal, Itália e Alemanha. Os participantes são convidados a responder a um conjunto comum de questões em cada país, abordando temas como a perceção da tecnologia SALTOpower, regulação do mercado, liderança industrial, cadeias de valor, impacto tecnológico e estratégias de promoção.
Em Portugal, a sessão foi organizada pela equipa local, composta por Leonel Alegre, Dominique Livreiro e Pedro Horta (Universidade de Évora), contando com a presença de Marco D’Auria e Eckhard Luepfert (parceiros do projeto). Após uma breve apresentação do projeto SALTOpower, os participantes partilharam uma ampla variedade de perspetivas, que foram posteriormente priorizadas através de um processo de votação. Entre os contributos mais relevantes destacaram-se os de especialistas como Cipriano Lomba (EFACEC), Paulo Partidário (DGEG), Sara Freitas (APREN), Paulo Brito (IPP) e Raul Bonito e Pedro Matos (CapWatt).
Estas ideias servirão de base para as conclusões a serem comparadas e discutidas durante o dia internacional do simpósio, após a realização das sessões nacionais na Alemanha e em Itália.
Espera-se que esta troca de perspetivas forneça contributos valiosos para recomendações estratégicas a nível europeu, destacando o potencial inovador da tecnologia SALTOpower no contexto mais amplo da transição energética e da descarbonização.