17/02/2025
O simpósio português “Energy-Strategy”, organizado pela Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora no âmbito do projeto europeu SALTOpower, realizou-se com sucesso no dia 13 de fevereiro. O evento reuniu especialistas, decisores políticos, investigadores e representantes da indústria para discutir o impacto das Tecnologias de Sais Fundidos no setor energético.
Realizado na Casa Cordovil da Universidade de Évora, o simpósio começou com uma série de apresentações e debates sobre o potencial contributo destas tecnologias para os objetivos do Plano Nacional Energia e Clima, o desenvolvimento industrial e o crescimento das exportações.
Os participantes tiveram a oportunidade de visitar a Plataforma de Sais Fundidos de Évora, localizada no polo de Évora do INIESC (Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar Concentrada). Esta instalação, parte do Consórcio de Infraestrutura de Investigação Europeia ERIC EU-SOLARIS, é reconhecida como um centro de excelência em investigação e desenvolvimento de tecnologias de sais fundidos.
O simpósio “Energy-Strategy” destacou-se como uma plataforma de diálogo e reflexão sobre inovações e desafios no setor energético, reforçando o papel da Universidade de Évora como um centro de conhecimento e inovação em energias renováveis.