11/07/2024
No âmbito do projeto SALTOpower, cinco membros da equipa da Universidade de Évora realizaram uma mobilidade de uma semana na DLR, na Alemanha. A iniciativa decorreu de 24 de junho a 5 de julho, proporcionando uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimentos e o fortalecimento de colaborações internacionais.
Diogo Canavarro, um dos membros da equipa, destacou a importância desta mobilidade: “No âmbito do projeto SALTOpower, realizei uma mobilidade, entre os dias 26 e 28 de junho de 2024, na DLR-Institute for Future Fuels em Colónia, Alemanha. Durante estes dias, tive a oportunidade não só de participar no Colóquio Solar de Colónia 2024, mas também de debater com os colegas do DLR as atividades realizadas pela unidade AOHTP (Óptica Avançada e Processos de Alta Temperatura), apresentar projetos e atividades e explorar sinergias para futuras colaborações entre os dois grupos, nomeadamente através do desenvolvimento de propostas conjuntas para o programa HEurope. Tive também a oportunidade de visitar as instalações técnicas relacionadas com a produção de combustíveis solares.”
Radia AIT EL CADI, outro membro da equipa, também partilhou a sua experiência: “Realizei um período de mobilidade de 25 de junho a 5 de julho de 2024, no DLR Institute of Solar Research in, na Alemanha. Ao longo desses nove dias, tive a oportunidade de discutir as atividades em curso da unidade STSA com os colegas da DLR. Explorámos projetos atuais, identificámos áreas potenciais para futuras colaborações e discutimos o desenvolvimento de propostas conjuntas e publicações. Abordámos também aspetos técnicos relacionados com os procedimentos de comissionamento e testes experimentais, desafios nos sistemas MS-TES, aplicações de baterias de Carnot baseadas em MS e configurações baseadas em MS adequadas para integrar fontes de energia renovável. Além disso, participei no Colóquio Solar de Colónia 2024 e visitei os três laboratórios de sal fundido TT em Estugarda. Participei em reuniões de projeto e na FTS#2, onde foram abordados tópicos relacionados com o manuseamento de MS, e o controlo e monitorização da instalação EMSP.”