SALTOpower

DGEG visita Plataforma de Sal Fundido da Cátedra de Energias Renováveis de Évora

05/03/2024

O Diretor-Geral de Energia e Geologia visitou a Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora.

DGEG visits Évora Renewable Energy Chair's Molten Salt Platform

O Diretor-Geral de Energia e Geologia (DGEG), Jerónimo Cunha, visitou esta terça-feira a Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ). 

Acompanhado pelo responsável da CER-UÉ, Pedro Horta, bem como por investigadores da DGEG e da CER-UÉ, a visita teve como objetivo apresentar o que de melhor se faz na CER-UÉ e delinear estratégias futuras no apoio a projetos de energia solar em Portugal.

Durante a visita, Jerónimo Cunha ficou a conhecer, entre outras atividades em curso, os objetivos e a parceria do SALTOpower, tendo tido a oportunidade de visitar as infra-estruturas de investigação, com particular destaque para a Plataforma de Sal Fundido de Évora. 

“A visita do nosso Diretor-Geral de Energia e Geologia foi uma oportunidade para discutir, entre outras questões, as possibilidades abertas pelas tecnologias de sal fundido não só no domínio da energia solar concentrada, mas também no desenvolvimento de conceitos inovadores de armazenamento de grande capacidade e modelos de negócio ou no desenvolvimento de abordagens inter-redes para um sistema energético mais flexível, por exemplo, através do acoplamento do armazenamento térmico de sal fundido com estratégias power-to-X”, afirmou Pedro Horta.

O projeto SALTOpower tem como objetivo criar uma instalação europeia de referência para o desenvolvimento e teste de tecnologias baseadas em sais fundidos para soluções de armazenamento de energia e produção de energia despachável, para a integração de diferentes fontes de energia renovável e redes de eletricidade e gás.